Governo e Microsoft expandem escola do trabalhador 4.0 com mais vagas

Notícias Microsoft

O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e a Microsoft renovaram sua parceria na Escola do Trabalhador 4.0, estendendo a colaboração até 2030. O acordo, firmado nesta segunda-feira (3), prevê um aumento significativo na oferta de vagas online e gratuitas, quase dobrando a capacidade da plataforma de 5,5 milhões para 10 milhões de oportunidades.

A renovação da parceria inclui a possibilidade de integrar as tecnologias de inteligência artificial (IA) da Microsoft ao EmpregAI, ferramenta do MTE que utiliza IA para intermediar a busca por empregos através da Carteira de Trabalho Digital. A integração visa aprimorar a compatibilidade entre as habilidades dos trabalhadores e as vagas disponíveis, além de recomendar cursos para ampliar as oportunidades de emprego. A colaboração tem como foco a precisão no pareamento, transparência e proteção de dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Adicionalmente, o MTE está em tratativas com o Ministério da Justiça para estender a plataforma da Escola do Trabalhador 4.0 aos internos do sistema prisional. A iniciativa busca oferecer a oportunidade de remição da pena através da frequência escolar ou da educação profissionalizante, conforme previsto na Lei de Execução Penal.

O ministro do Trabalho e Emprego, enfatizou a importância do domínio do conhecimento digital na era da tecnologia, tanto para atividades profissionais quanto para tarefas cotidianas. Ele destacou que a cooperação com a Microsoft é fundamental para levar educação digital gratuita a todo o país, preparando os trabalhadores para as transformações do mundo do trabalho e garantindo uma transição justa no mercado.

A plataforma da Escola do Trabalhador 4.0 integra o Caminho Digital, parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional do MTE. O Caminho Digital tem como objetivo preparar os trabalhadores para os desafios do mercado de trabalho, com cursos em áreas como letramento digital, inteligência artificial e programação.

A parceria entre o MTE e a Microsoft, iniciada em 2021, ganhou destaque em 2023, com um aumento significativo no número de matrículas na plataforma.

De acordo com dados da plataforma, 57,7% dos alunos estavam desempregados ao iniciar algum curso. Desses, 13,6% conseguiram emprego ou aumento de renda, com 35,6% ingressando na área de Tecnologia da Informação (TI). Entre os que conquistaram avanços profissionais, 68,1% obtiveram emprego com carteira assinada.

A Escola do Trabalhador 4.0 oferece cursos online e gratuitos voltados ao desenvolvimento de competências digitais e à inserção profissional na Economia 4.0. Atualmente, a plataforma disponibiliza cursos distribuídos em categorias como inteligência artificial, letramento digital com IA, programação, profissionalizantes, avanços em TI, empregabilidade com IA e sustentabilidade, educação financeira e Dynamics 365. Ao final de cada curso, os participantes recebem um certificado de conclusão.

Fonte: news.microsoft.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *