Totalenergies impulsiona eficiência com ia e ferramentas da Microsoft

Notícias Microsoft

A TotalEnergies, gigante do setor energético, avança na transformação digital ao implementar inteligência artificial generativa em suas operações. A companhia distribuiu 30 mil licenças do Microsoft 365 Copilot para seus colaboradores, resultando em uma rápida aceitação. Após um ano, 70% dos funcionários já recomendavam a ferramenta, demonstrando sua utilidade no dia a dia.

Atuando em diversas áreas, desde gás natural e biocombustíveis até eletricidade e petróleo, a TotalEnergies busca otimizar processos e impulsionar a inovação por meio de tecnologias emergentes. A empresa desenvolve agentes autônomos para auxiliar em atividades estratégicas, como o MARGE, voltado para a manutenção industrial, e o BuyerCompanion, que simplifica processos de compras.

A integração da IA nas operações da TotalEnergies é uma realidade há anos, com a utilização de machine learning para aprimorar o desempenho e a eficiência. Olivier Lacroze, diretor de Serviços Globais de Tecnologia da Informação da TotalEnergies, destaca a importância da IA como “uma alavanca estratégica para reinventar nossos negócios”.

Na era da IA generativa, a empresa busca intensificar a inovação e melhorar a experiência de colaboradores e clientes. Segundo Lacroze, a IA “acelera nossa transformação; nós a utilizamos para potencializar nossa equipe, ampliando sua capacidade de inovação e eficiência, sempre mantendo as pessoas no centro das decisões”.

A liderança da TotalEnergies priorizou a adoção da IA generativa, com o objetivo de liderar pelo exemplo e promover a mudança em toda a organização. A empresa busca “cultivar uma cultura robusta de IA, garantindo que uma base ampla de colaboradores esteja bem familiarizada com essas tecnologias”, explica Lacroze.

A jornada de adoção começou com a experimentação do Microsoft 365 Copilot, testado inicialmente por um grupo reduzido de colaboradores no final de 2023. Em poucas semanas, a solução foi implementada para cerca de 30 mil funcionários.

Para garantir o sucesso da implementação, a TotalEnergies estabeleceu um sistema de suporte abrangente, com treinamentos em larga escala, workshops práticos e uma comunidade de suporte. A empresa também lançou um programa de sensibilização e desenvolvimento de competências, com treinamentos presenciais, webinars e recursos dedicados.

Os resultados foram rápidos e expressivos. Atualmente, 70% dos usuários recomendam o Copilot aos colegas, e a taxa de utilização é alta: 70% dos colaboradores o utilizam semanalmente, e quase metade diariamente.

A TotalEnergies também está investindo no desenvolvimento de agentes de IA capazes de buscar informações, automatizar tarefas e auxiliar na tomada de decisão. Entre os agentes em desenvolvimento, destaca-se o MARGE, que analisa e classifica relatórios de intervenções na manutenção industrial, e o BuyerCompanion, que agiliza processos de aquisição de até 50 mil euros.

Mais de 30 aplicações de IA estão em desenvolvimento ou já foram implementadas na TotalEnergies. A relevância dessas aplicações é avaliada com base em critérios como valor para o negócio, frequência de uso e potencial impacto nas operações.

 

Serviços de Power Platform ou Microsoft 365

Impulsione sua produtividade com Microsoft 365, automatize processos com Power Platform e gerencie projetos com excelência usando PM Canvas.

 
 

A implementação de agentes de IA também levou a uma reavaliação da organização interna e dos papéis das partes interessadas. A TotalEnergies criou um comitê interno de validação para avaliar o valor, a viabilidade técnica e a segurança cibernética dos agentes.

O roteiro para os próximos meses inclui a manutenção e expansão das soluções existentes, além do desenvolvimento de plataformas de orquestração de múltiplos agentes. A TotalEnergies busca “encontrar o equilíbrio entre rigor e agilidade, e entre inovação e segurança. Esse é o segredo para implantar IA em larga escala, de forma responsável e sustentável”, conclui Olivier Lacroze.

Fonte: news.microsoft.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *